Bibliotecas Escolares

O Agrupamento dispõe de três bibliotecas escolares. Uma na Escola EB/JI Nº 4, outra na Escola EB 2,3 Santo António e a terceira na Escola Secundária João de Deus.

Com o objetivo de estimular o prazer de ler, o interesse pela cultura nacional e internacional e promover a curiosidade intelectual, as bibliotecas abrem as portas de Segunda a Sexta-Feira para receber toda a comunidade educativa. Estes são espaço tranquilos onde os alunos podem estudar, fazer os trabalhos de casa e realizar trabalhos em grupo.

Ao longo do ano também são realizados variados eventos, tais como:

  • Encontros com autores
  • Feira do Livro
  • Tertúlia

As Bibliotecas

"Se temos uma biblioteca e um jardim, temos tudo"

A Biblioteca Escolar de Santo António encontra-se integrada na Rede de Bibliotecas Escolares desde 1999 e assume-se como um núcleo pedagógico e centro aglutinador de conhecimentos dentro da escola.

Dispõe de recursos físicos (espaço, equipamento), humanos (professora bibliotecária, assistente operacional, equipa de docentes da biblioteca) e materiais (materiais impressos, recursos audiovisuais, recursos informáticos e digitais) para servir a comunidade educativa.

O acervo da biblioteca é constituído por seis mil documentos que podem ser consultados presencialmente, requisitados para utilização em sala de aula, bem como requisitados para empréstimo domiciliário.

A Biblioteca Escolar promove a articulação de atividades com os objetivos do projeto educativo e do projeto curricular de escola através do apoio às atividades curriculares e da operacionalização de uma política de gestão dos recursos de informação.

Favorece o desenvolvimento dos hábitos e competências de leitura, da literacia da informação, da literacia dos média e das competências digitais. Apoia ainda atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular.

Scroll to Top